terça-feira, 28 de junho de 2011

Venda para o Governo - Passo a Passo - Parte 01 (Dicas)

Parte 01:

Para participar de uma licitação, é preciso ser cadastrado ou apresentar os documentos para o cadastro previstos na Lei 8666/93. Um fornecedor do governo tem de atender a diversas exigências.

Uma das estratégias para isso é contar com o apoio de profissionais, que são intermediárias nas relações entre as empresas e o governo e dão informações sobre licitações, contratos, compras, prestação de serviços, além de disponibilizar a devida assessoria legal e retirada de Editais de Licitação.

A partir desse suporte, as companhias conseguem identificar oportunidades específicas para impulsionar suas vendas. Uma consultoria ajuda as micro, pequenas e médias empresas a participarem de licitações e aprender sobre gestão, tributação, avaliação de interesse pelo momento que vive a organização, análise de documentação, capacitação dos profissionais, execução de planilhas, enfim, começo, meio e fim até a entrega dos trabalhos”.

Dicas importantes:
Para as micro e pequenas empresas interessadas em participar do mercado de compras governamentais, as dicas são:

Continua (clique no link abaixo)

Sistema de Registro de Preços

Registro de Preços é um sistema de aquisição de bens e contratação de serviços, realizado por meio de uma única licitação, em que as empresas, concordando em fornecer nas mesmas condições do 1º colocado, disponibilizam os bens e serviços a preços e prazos registrados em Ata específica e que, a aquisição ou contratação é feita quando melhor convier aos órgãos/entidades que integram a Ata.


A forma de licitar é a mesma. A diferença está no momento da contratação ou aquisição, que pode ser realizada de imediato ou posteriormente, quando do surgimento da necessidade, desde que não ultrapasse o período de validade da referida Ata, que é de 01 (um) ano, para a efetivação da contratação

A principal vantagem desse sistema é a redução de gastos, uma vez que anteriormente para um mesmo objeto cada órgão realizaria a sua própria licitação e atualmente, com a regulamentação do SRP, tal contratação ou aquisição para os diversos órgãos pode ser realizada por meio de uma única licitação, visto que os preços registrados na Ata têm validade de 1 ano, assim sendo a contratação de serviços ou aquisição de bens para os órgãos integrantes do SRP – gerenciador ou participantes pode ser feita de imediato, bastando para isso que os preços registrados permaneçam dentro da faixa praticada pelo mercado.
 
Outra característica importante é que a Ata de Registro de Preços de um produto ou serviço firmada com um determinado órgão público poser ser utilizada por outros órgãos, ou seja, um órgão pode comprar produtos registrado em uma Ata que não pertence a ele obedecendo os preços e condições comerciais registradas. 


Esse procedimento dispensa a necessidade de abrir um processo licitatório e permite que a aquisição seja efetuada de uma forma muito rápida.


Veja, a seguir, um vídeo que explica como pesquisar Atas de Registro de Preços vigentes no Site de Compras do Governo federal ComprasNet.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Compras Net

O ComprasNet é o Portal de compras do Governo Federal. Nele, pela Internet, o micro, pequeno, médio ou grande empresário pode baixar os editais publicados, pesquisar licitações em vigência, acompanhar de forma detalhada o andamento dos processos licitatórios e, principalmente, participar das sessões de pregão eletrônico ou compra direta.

Veja, abaixo, uma entrevista com um Gestor do Compras Net onde ele explica como funcional o Portal.

Se precisar de mais informações ou quiser conhecer melhor esse sistema é só me enviar um e-mail: faovm@yahoo.com.br.


Entrevista - Como Vender para o Governo

Entrevista com o Dr. Genildo Gomes de Jesus. O Advogado e especialista e Licitações dá algumas dicas de como vender para o Governo.

Fraude em Licitações

Nem tudo é alegria... Como já sabemos, existe corrupção no mundo das licitações. Mas não se assustem, normalmente os esquemas aparecem em licitações muito grandes e a maioria são de obras ou terceirização de serviços. O importante é denunciar.
Veja, no vídeo abaixo, uma aula de como fraudar licitações ministrada pelo Secretário de Planejamento do Município de Alvorada. Realmente é muita cara de pau!